terça-feira, 10 de novembro de 2009

Da muralha da china ao muro de berlim



Nenhuma construção humana é visível a olho nu da Lua, nem mesmo a Muralha da China, muito embora a magnitude da construção. O muro de Berlim tampouco se prestaria a tal façanha, mas uma coisa é certa, cada vez que muros como esses caem há motivo pra muita festa. Não sem razão, a queda do muro de Berlim significou algo muito maior, não só a queda de barreiras que dividiam socialistas e capitalistas, mas a reunião de famílias que haviam sido separadas, como uma vez relatou uma professora de alemão. E ainda que decorridos vinte anos do fato, há lugar para muita celebração e visibilidade no mundo inteiro, mesmo que a vitória seja a do capitalismo.

Visíveis ou não, os muros existem e por toda parte. No Brasil e no mundo, a gente poderia citar vários: sociais, raciais, econômicos, religiosos, sexistas, enfim são muitos e não param de se multiplicar.

Mas o incrível ou nem tanto nessa história é a imensa capacidade humana para criar essas divisórias gigantescas, ainda que invisíveis. E para justificar sua existência não faltam razões e, pior, todas muito bem fundamentadas em sólidos pilares: os da ignorância, intolerância, arrogância e vaidade.

O certo é que os muros tem muito mais a dizer sobre nós mesmos do que a gente possa imaginar. Arrisco um palpite: se outras civilizações planetárias viessem dar um 'rolê' por aqui, perplexos indagariam: seriam humanos os habitantes deste planeta?

Um comentário:

ROCKS disse...

Baixou quem nesse corpo,hein?
Estou brincando minha ariana preferida.
Adorei o texto!!
Vê se não nos priva de uma leitura de nível como a que tu nos proporciona,tá?
Existe vida inteligente na net!!:)

"Visíveis ou não, os muros existem e por toda parte."infelizmente... mesmo que nós carneirinhos cheios de ilusões e sonhos pensemos ao contrário.